Ouro em competição internacional, paratleta Denilson Souza é recebido com festa em Santa Maria

Ouro em competição internacional, paratleta Denilson Souza é recebido com festa em Santa Maria

Foto: Alan Orlando (Diário)

Denilson chegou no meio da tarde em Santa Maria. Carreata em homenagem ocorrerá na manhã da segunda-feira.

Aos gritos de “é campeão”, o paratleta Denilson Souza, 46 anos, foi recepcionado no Aeroporto de Santa Maria, neste sábado(2). Familiares, amigos e equipe técnica surpreenderam o, agora, medalhista mundial. 

Foram algumas horas e conexões para chegar de Dhaka, capital de Bangladesh, onde competiu no 3⁰ Campeonato Mundial Militar de Tiro com Arco do Conselho Internacional do Esporte (Cism). O paratleta desembarcou com uma medalha de ouro no peito  – 1º lugar Masculino Individual paratleta. 

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

A mãe de Denilson, Alba, se emocionou junto ao filho. Foto: Alan Orlando (Diário)

A mãe, Alba Machado de Souza, 79 anos, foi a primeira a abraçar Denilson, assim que ele entrou no hall do aeroporto:

– Eu fico sempre ansiosa, mas contanto com a vitória, porque ele é muito esforçado e se ele quer, ele não desiste. É um orgulho para mim e para todos os amigos. Quando ele me disse assim: Mãe, o ouro é nosso. Quase desmaiei. 

Emocionado com a homenagem, abraçou cada uma das cerca de 15 pessoas que o aguardavam, ainda vibrando por trazer mais uma vitória para casa, agora internacional

– Emoção maior ainda por ter essa recepção. A gente não faz nada sozinho, como eu sempre falo.  Meu professor me disse que iríamos fazer um livro “Campeão Mundial em 30 dias”. E olha só o resultado aqui. Realmente, muita dedicação, família torcendo.  E parte dessa medalha aqui é deles também – conta Denilson, entusiasmado. 

Outros sete atletas brasileiros também conquistaram medalha de ouro. Veja abaixo. 

Comemoração 

Em homenagem a conquista de Denilson, haverá uma carreata na segunda-feira (04) em Santa Maria. A concentração será na Gare, às 9h. A saída está marcada para 9h45min. O medalhista passará pelas principais ruas do Centro da cidade –  como Av. Rio Branco, Rua do Acampamento, Av. Dores. 

Campeonato 

Foram mais de 120 atletas da Aeronáutica, Exército e Marinha. Entre eles, 35 brasileiros. Denilson foi um dos três atletas com deficiências que foram convocados. 

Ele passou por diferentes etapas durante a competição, realizada entre os dias 25 a 29 de fevereiro. As classificatórias, com a soma de pontos. Em seguida, os duelos. Os combates foram com um brasileiro, um francês e um romeno. 

Foram 60 disparos em 120 minutos. Esta é a prova do tiro com arco de 70 metros, considerada desafiadora. Ele diz ser impossível descrever o que se passa durante o tempo cronometrado:

– Eu não vou conseguir colocar em detalhes o que aconteceu lá. Mas na prova decisiva, meu chefe de equipe não havia sido avisado que eu já devia estar na linha de tiro. Eu não fiz aquecimento, não fiz nada. E tinha que enfrentar o francês. Com aquela correria, emoção, adrenalina, e a primeira coisa que eu pensei .. Deus, eu fiz a minha parte, agora eu vou com tudo. E na prova, deu vários 10, que quer dizer no meio, no centro do alvo. 

Próximos passos 

Nessa competição, Denilson representou o Exército Militar. Ele é cabo reformado há 20 anos e foi convocado em dezembro de 2023. Em outras competições, ele representa o Núcleo de Apoio e Estudos da Educação Física Adaptada (Naeefa), que fica no Centro de Educação Física e Desportos (Cefd) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Também, a Escola de Tiro Arquearia Gaúcha.

Foto: Beto Albert (Diário)

Todos são passos para chegar na convocação pela Seleção Brasileira da modalidade. Um grande ano para isso, acredita. Para alcançar o objetivo, o foco é em torneios que ele deve estar presente para alcançar o índice para a seleção – como em Porto Alegre, Goiânia, São Paulo. A próxima competição deve ser na capital do Estado, competindo pela Arquearia Gaúcha. 

Treinamento 

Sua rotina diária envolve um trabalho contínuo de preparação. Ele treina junto ao Naeefa. Um ganho para Denilson, outros paratletas e os que ainda virão a ser, é a implementação do Centro de Referência Paralímpico em Santa Maria na UFSM. A construção será referência no sul do país para receber paratletas desde a base até o alto rendimento. 


Destaques do Brasil na competição 

  • 1º lugar no Masculino Individual: 3⁰Sgt(FAB) Marcus Vinícius Carvalho Lopes D'Almeida
  • 1º lugar no Feminino Individual: 3⁰Sgt(FAB) Ana Luíza Sliachticas Caetano
  • 1º lugar no Masculino Individual paratleta: Cb(EB) Denilson Souza Rodrigues
  • 1º lugar no Feminino Individual paratleta: Tenente (EB) Tércia Ferreira Figueiredo
  • 1º lugar Dupla Atleta e Paratleta:  3⁰Sgt (FAB) Marcus Vinícius Carvalho Lopes D'Almeida e Sd(EB) Thiago Pinheiro da Silva
  • 1º lugar Dupla Mista: 3⁰Sgt(FAB) Marcus Vinícius Carvalho Lopes D'Almeida e 3⁰Sgt(FAB) Ana Luíza Sliachticas Caetano

LEIA MAIS 


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Dupla Gre-Nal conhece adversários das quartas de final do Gauchão Anterior

Dupla Gre-Nal conhece adversários das quartas de final do Gauchão

Próximo

"Ao longo dos anos, as pessoas passaram a conhecer o Chiquinho ser humano. E me orgulho disso"; conheça a história de Francisco Resende

Esportes